PORQUE AMPLITUDE MODULADA

11/03/2011 00:40
Por Paulo Eduardo Castaldi (PY2CWS) em 28 de Outubro de 2004
Simplesmente AM, é a modalidade de comunicação mais utilizada em todo o mundo, seja por estações de radiodifusão, radioamadores ou operadores da faixa do cidadão (CB – city band em inglês – pronuncia-se ci-bi), aqueles que operam suas estações na faixa dos 11 metros (27Mhz).

A montagem de uma estação de AM pode ser a maneira mais econômica e prazerosa de o radioamador novato ingressar no esplêndido hobby das comunicações via rádio, em função da facilidade e baixo custo da montagem em relação ao custo benefício que pode proporcionar. Temos visto inúmeros colegas veteranos que aderiram à montagem caseira de equipamentos de radioamador, com predominância na faixa dos 40 metros, na sua maioria transistorizados com potência de até 50 watts de saída. Podemos escutá-los diariamente no período da manhã e a tardinha antes das “broadcasting” estrangeiras (rádios estatais estrangeiras em sua maioria) tomarem conta das freqüências que vão desde 7.100Khz até 7.300Khz.

O papo é sempre descontraído e agradável, entre muitos assuntos o mais comum é a radiotécnica ou eletrônica, assunto predileto dos adeptos do ferro de soldar. São graças a esses abnegados pesquisadores, que mantêm vivo o espírito filosófico do radioamadorismo e fizeram surgir as novas técnicas de comunicações que temos à disposição todos hoje em dia.

A operação em AM na banda dos 11 Metros, obedece a critério um pouco diferente do desenvolvido no radioamadorismo. Uma grande maioria dos operadores desta faixa iniciam suas atividades em AM utilizando-se de simples rádios de CB, ou PX como é simplesmente denominado no Brasil, em função do das duas primeiras letras que compõem o indicativo de chamada dessas estações da faixa do cidadão.

Os transceptores de AM (equipamentos únicos composto de transmissor e receptor), são na sua grande maioria fabricados com 40 ou mais canais, sendo permitido no Brasil o uso até o canal 60, possuem em média 4 a 5 watts de saída, sendo esta potência mais do que suficiente para obter ótimos comunicados a nível nacional. A propagação da faixa dos 11 Metros é semelhante a da faixa dos 10 Metros atribuída somente aos radioamadores, permitindo inclusive contatos a longas distâncias, quiçá intercontinentais, motivo pelo qual não compreendemos do porque clandestinos invadem a faixa dos 10 Metros.

Atualmente a faixa do cidadão é o nascedouro dos futuros radioamadores e por isso deveria ocorrer maior integração entre radioamadores e operadores da faixa do cidadão. A presença regular e constante de radioamadores na faixa dos 11 Metros, como vem ocorrendo diariamente há mais de 2 anos em Sorocaba e Votorantim, exclusivamente no canal 17 (27.165Khz), tem contribuído de forma positiva para a modificação geral do comportamento coletivo dos operadores desta faixa nestas duas cidades do oeste paulista. Estes radioamadores estão agindo como verdadeiros pioneiros, na dura tarefa de criar uma nova geração de radioamadores, a partir da existência de um radioamador em potencial em cada um que lhes estejam escutando durante as noites que se seguem.

Como não poderia deixar de ser, são também devidamente prefixados operadores da faixa do cidadão, que pronunciam com orgulho seus indicativos de PX a cada passagem de câmbio. Atendem a todas as chamadas, de prefixados ou não, mas sempre com a orientação da necessidade da legalidade de suas estações. Muitas vezes foram mal interpretados e até sofreram algum tipo de interferência proposital, causada por algum “colega” que não compreendia a importância desta equipe em seus canais. Mas a paciência e a dedicação garante-lhes a vitória diariamente. Seguem a passos firmes o papo dos “velhotes” da canaleta 17, em Sorocaba, assim como são chamados por alguns, respeitados e admirados por todos quantos se propõem a escutá-los ou participam de seus QSO’s noturnos. Existem inúmeros “corujas”, que apenas têm o prazer de ouvi-los todas a noites e aprender um “montão de coisas”, conforme me informaram. O assunto predileto daqueles que ouvem é a construção de antenas, fontes e microfones. Contam-se “causos”, falam de música sertaneja, tonico & tinoco, conta-se piadas, lêem trechos de livros, assunto nunca falta !

Cada vez mais aumenta o número de participantes e daqueles que apenas “corujam”. Parabéns para vocês que operam em AM, sem o qual não teríamos a melhor faixa do cidadão do Brasil.